UX Writing Challenge dia 10: Dados pessoais

Nunca se apegue ao seu copy sem antes conferir o limite de carácteres.

Lenka Rejfířová
3 min readAug 23, 2019
Photo by Sergey Zolkin on Unsplash

A frase acima resume o aprendizado deste exercício para mim. Dia 10 e eu ainda não aprendi a olhar o número de carácteres durante a criação.

Foi difícil escrever esse…sei que uma das boas práticas de ux writing é que o texto seja sempre o mais sucinto possível. Mas como posso explicar para o usuário que preciso do seu nome e CEP em 40 carácteres, tentando persuadi-lo a prosseguir para o próximo passo?

O processo de escrita para mim quase sempre é primeiro escrever a ideia principal e ir desdobrando-a livremente. E depois cortar, tirar, diminuir o texto ao máximo, deixando apenas o essencial.

Pelo menos, isso sempre tem funcionado bem no copywriting. Bingo!

Escrever para interfaces é diferente, Lenka.

Dar informações valiosas com poucas palavras é um verdadeiro desafio para mim e não só com escrita.

Ao fazer alguma escolha, seja roupa para o dia, seja uma mudança em algum projeto no trabalho, sempre justifico porque fiz o que fiz para mim mesma e para os outros.

Na minha cabeça, as pessoas precisam entender exatamente que tipo de pensamento me levou àquela ou outra escolha.

Chame-no de TOC, ou pensamento excessivo sobre cenários que ainda não existem.

Neste desafio, escolhi a palavra “personalizar” como arma secreta para persuadir a usuária a continuar dentro do app, finalizando sua busca.

Clicando mais uma vez?

Eu só acho que nesta tela já deveria ter os campos para inserir as duas informações solicitadas, ao invés de “dar permissão” primeiro e depois, efetivamente, disponibilizar as informações. Por outro lado é legal: a pessoa primeiro concorda, preparando-se para o próximo passo que será, efetivamente, cadastrar os dados pedidos.

Você que é UX Writer, qual sua opinião sobre isso?

Botão mágico

A dica no enunciado do exercício era: capricha no botão, ele pode mudar tudo.

Ah, só que o botão que “muda tudo” tem que ter no máximo 15 carácteres…mas tudo bem, já desapeguei do “desbloquear ofertas” e deixei a palavra “personalizar” com o feeling de que ela possa provocar o desejo de “experiência com cara da pessoa” ou seja “vou ter algo especial para mim”.

Você clicaria?

Vamos ao que importa:

UX Writing Challenge: Day 10

Scenario: The user is trying to view a website to help them buy a car. But, the content can’t load without the user’s location. They need to enter their ZIP code and first name.

Challenge: Ask them where they live and who they are without sounding like you’re unnecessarily mining their data.

Headline: 25 characters
Body: 45 characters
Button: 15 characters

--

--