O que a teoria musical tem a ver com a vida? Harmonia, melodia e ritmo

Na primeira semana da quarentena, comprei um violão acústico e desde então estou aprendendo a tocar.

Lenka Rejfířová
4 min readJun 25, 2020

É lógico que o primeiríssimo lugar ao que recorri foi a MusicDot, a maior plataforma brasileira de ensino de música online.

Photo by Edward Eyer on Unsplash

Dedico esse texto ao Leandro Ferreira, amigo, baixista e professor incrível. Veja o Insta e Youtube dele. ❤

Aprendendo a tocar

Eu já conhecia a didática da MusicDot pois tive a honra de trabalhar perto, na Alura Cursos Online. Já que não fazia ideia sobre como as notas e acordes funcionam, comecei do zero mesmo, com o Curso de violão para iniciantes.

A experiência como aluna está sendo bem gostosa desde o começo: o instrutor Pedro Lopes explica as coisas com muito carinho :). Na primeira aula eu já saí tocando uma musiquinha e não estava acreditando!

Eu gosto de aprender praticando, mas também procuro entender o que há por baixo dos panos. Por isso fui me aventurar na teoria musical.

Foi aí onde esbarrei com o conceito de harmonia-melodia-ritmo, que compõe cada música. Possivelmente já me ensinaram isso no ensino fundamental mas como muitas outras coisas que já me ensinaram no ensino fundamental, não se manteve na memória.

Segue uma explicação minha (ou seja, de quem nunca estudou música ou que não lembra das coisas do ensino fundamental) sobre cada elemento:

1. a harmonia

é o que sustenta a música.

por exemplo, quando se toca violão, ele é aquele som base, uma "casinha" para a música morar.

2. a melodia

é o que se destaca na música. é o que nós que nunca estudamos teoria musical na vida ou não lembramos do ensino fundamental ouvimos por primeiro.

A melodia está dentro daquela casinha criada pela harmonia.Quando uma pessoa toca violão e canta ao mesmo tempo, ela cria harmonia com os acordes, dando uma direção à música. E com a voz, ela faz a melodia.

eu na primeira vez que consegui tocar e cantar ao mesmo tempo \o/

3. o ritmo

é a marcação de tempo da música. o ritmo nos faz reconhecer os sons e silêncios. Ele pode variar dentro da mesma música, diminuindo ou aumentando a cadência.

voltando ao exemplo da pessoa que toca violão, o ritmo é a batida que ela faz: com uma mão, ela segura os acordes no braço do violão e cria harmonia, e, com a outra, esbarra nas cordas, criando o ritmo.

absorvendo esse conceito, divaguei um pouco: esses três elementos da teoria musical devem estar presentes nas nossas vidas também!

Harmonia, melodia, ritmo. Amém.

então vamos lá de novo.

1. Nossa harmonia

é a base: o arroz com feijão.

é algo que, uma vez apreendido, podemos seguir fazendo sem dar tanta atenção. se conseguimos temperá-lo bem, será gostoso mesmo se repetido todos os dias.

2. Nossa melodia

a melodia é o que criamos por cima da nossa harmonia. com as escolhas que fazemos, compomos uma melodia única que nos diferencia das outras pessoas. Ah, e a nossa melodia só se destaca se temos uma boa harmonia, ok?

Harmonia e melodia fazendo amô

Importante: é muito legal ouvir as melodias de outras pessoas.

algumas delas serão bem diferentes das nossas e isso nos faz crescer.

também podemos acrescentar melodias alheias à nossa composição pessoal para um "som" bem especial. experimentando com isso, dá pra fazer uma bela jam session.

3. Nosso ritmo

por fim, o ritmo. ele nos faz diferenciar entre os momentos de “algo acontece” e “nada acontece”. ele nos lembra de respirar dentro de tantas notas da vida.

don't stop me now.

O ritmo do nosso som particular pode ser rápido e ágil como uma chuva caindo sob o teto ou bem lentinho igual os sons tímidos mas regulares que emite uma máquina de lavar roupa logo depois de ligada.

E o nosso ritmo também pode diminuir ou aumentar, dependendo de onde estamos na vida. lembra que o ritmo pode mudar no meio da música?

Obrigada por ler essa viagem…e curta seu som!

Você já estudou teoria musical? O que aprendeu? Viu alguma associação entre o dia a dia, seja algo estilo o filme Ninfomaníaca ou estilo Lenka pensando na vida? Começou a tocar um instrumento na quarentena também?Comente aqui, vou adorar ler :)

Confira o YouTube da MusicDot, tem sempre lives rolando: violão, contrabaixo, canto, covers de músicas e mais.

E se você tem curiosidade sobre o que há por trás daquelas músicas e bandas imortais, como funcionam os bastidores de shows e mais, tem podcast também, onde músicos debatem música e seu ouvido quase que dá um sorriso :) Clique aqui para conhecer: Podcast Musicdoters

--

--